Margens e Espaçamento nas Normas ABNT – Quais são?

Um trabalho, de acordo com as normas da ABNT, é composto de elementos pré-textual, textual e pós-textuais. Por mais que o tamanho da fonte possa variar de acordo com o elemento, todos devem seguir um mesmo padrão de margens.

A ABNT define que os trabalhos devem ser impressos em cor preta, sendo as cores liberadas somente para ilustrações. E define que devem estar em papel branco ou reciclado, no formato A4. Para isso, delimita as margens de trabalhos acadêmicos sendo: esquerda e superior de 3 centímetros e direita e inferior de 2 centímetros. Caso o trabalho seja impresso frente (anverso) e verso, o verso deve ter direita e superior de 3 centímetros e esquerda e inferior de 2 centímetros.

No caso da numeração de página, deve constar a partir da primeira página textual, em algarismo arábicos, ao lado direito e a 2 centímetros da borda superior e da borda direita. As folhas pré-textuais não devem ser numeradas, mas devem ser consideradas para a numeração.

Como Configurar no Word as Margens

No Word é possível configurar as margens na aba Layout de Página. Ao clicar em Margens, clique em margens personalizadas, uma caixa de diálogo se abre onde se deve inserir os números das margens.

Para as impressões frente e verso, deve-se selecionar a aplicação das margens como “margens espelho”, como indica a imagem abaixo:

margens-abnt

Espaçamento

O texto deve ser digitado em espaçamento 1,5 entre linhas e justificado, ou seja, alinhado às margens direita e esquerda.

A ABNT delimita especificidades de espaçamento para alguns itens:

Para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas de ilustrações e de tabelas deve-se utilizar espaçamento simples.

No caso de citações a cima de três linhas, também se deve utilizar espaçamento simples entre linhas, com 4 centímetros de recuo da margem esquerda, com letra menor que a do que está sendo utilizado no texto e sem o uso de aspas.

Exemplo:

Além disso, a forte reação do estresse se manifesta não só no modo explosivo, mas também no modo implosivo. Houve um exemplo disso há alguns anos por ocasião de uma tourada em uma das mais importantes arenas de Madri. O matador errou três vezes seguidas o golpe mortal. (SLOTERDIJK, 2016, p. 17).

As referências, que vão ao final do trabalho, digitadas com a mesma fonte e tamanho do trabalho, devem estar com espaço simples entrelinhas e separadas por espaços simples. Por exemplo:

“BOLAÑO, Roberto. Os detetives selvagens. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Metafísicas Canibais: elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

SLOTERDIJK, Peter. O zelo de deus: sobre a luta dos três monoteísmos. Tradução de Nélio Schneider. São Paulo: Editora Unesp, 2016.”

Notas de Rodapé

As notas de rodapé, no entanto, devem ser digitadas em fonte menor e dentro das margens. Além disso, devem ser separadas do texto por um filete de 5 centímetros a partir da margem esquerda. Não deve haver espaço entre as notas. Normalmente, as notas de rodapé já são inseridas no Word com o filete, mas é preciso prestar atenção ao tamanho da fonte e espaçamento entre linhas. Não se deve começar a numeração de notas de rodapé em cada página, a numeração deve ser sequencial para o arquivo inteiro.

Por exemplo:

No caso das especificações da natureza, como o tipo do trabalho, nome da instituição a que se destina e área de concentração, que estão na página de rosto e na ata de defesa, deve-se usar o espaçamento simples entre linhas também.

 

Indicativos de seção

Os números das seções que precedem os seus títulos devem estar alinhados à esquerda e com a separação de espaço de um caractere. Nesse caso, não se deve usar ponto, travessão ou qualquer outro símbolo após o indicativo numérico. Os títulos das seções devem estar separados do texto por um espaço de 1,5 entre linhas.

As seções primárias (introdução, desenvolvimento, conclusão…) devem começar em página ímpar e o título estar na parte superior da mancha e ser separado por um espaço 1,5 entre linhas do restante do texto. Nunca uma seção primária começa no meio de uma página. Nas subseções, o título também deve ter a mesma separação do texto, tanto para cima como para baixo.

Caso um dos títulos seja longo e ocupe mais de uma linha, a partir da segunda linha, deve-se alinhá-lo abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.

Para títulos sem o número, deve-se centralizá-los, como erratas, agradecimentos, listas, sumário, resumos, referências, apêndices, anexos, índices.