Capa de Trabalho ABNT – Como formatar? Modelo Pronto nas Regras

São muitas as dúvidas dos estudantes universitários quanto às normas e porque deve ser feita a capa de trabalho ABNT. Para saber detalhes sobre como elaborá-la e também compreender porque ela é importante.

 

capa-de-trabalho-abnt

Baixar capa de trabalho ABNT

 

Como elaborar a capa de trabalho ABNT?

A capa consiste na apresentação, ou seja, a parte externa do trabalho, onde deverão estar contidas as seguintes informações:

Nome da Instituição (com a “logomarca” da mesma)

Essa informação deve estar logo no início ou cabeçalho da página, devendo manter alinhamento centralizado, fonte Arial ou Times New Roman em Negrito, cor preta e todas as letras maiúsculas.

Nome do curso universitário

Logo abaixo do nome da Instituição, deve vir o nome do curso apontando também se ele consiste em graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado etc. Pode ser mantida a mesma formatação do item anterior (nome da instituição).

Nome completo do autor/aluno ou autores/alunos do trabalho em questão

Nessa parte da capa que vem logo após o nome e especificação do curso, mantendo a formatação anterior, devem ser mencionados o nome do autor ou autores do trabalho. No caso de haver mais de uma pessoa, os nomes devem ser colocados em ordem alfabética.

Título

Na capa de trabalho ABNT, assim como os itens anteriores, o título deve ser escrito em letras maiúsculas, em negrito e mantido o alinhamento centralizado.

Subtítulo

Nessa parte da capa de trabalho ABNT, a formação deve ser um pouco modificada. Embora o tipo de fonte deva ser o mesmo (Arial ou Times New Roman), o subtítulo, exceto a primeira letra, deve ser escrito em letras minúsculas. A frase do subtítulo deve ser em negrito e o alinhamento centralizado, vindo logo abaixo do título.

Cidade na qual o estudo ou projeto foi feito

Na área inferior da página da capa deve ser mencionado o nome da cidade (sem abreviaturas) em alinhamento centralizado e letras maiúsculas.

Ano de apresentação do trabalho

Acompanhando o nome da cidade, logo abaixo deve ser colocado o ano em que o trabalho foi apresentado (o ano deve vir em números no formato de 4 dígitos).

Regras quanto ao espaçamento

Considerando o editor de texto mais utilizado (Word), as regras quanto ao espaçamento são:

  • Entre nome da Instituição e nome do aluno ou alunos – 3 espaços;
  • Entre o nome do aluno ou alunos e o título – De 12 a 16 espaços;
  • Entre o título e nome da cidade/ano que o trabalho foi realizado – De 12 a 16 espaços, finalizando a capa.

Regras quanto às margens

Configurar as margens no Word de forma que fique:

  • ………3cm;
  • ………..2 cm;
  • …….3cm;
  • …………2cm.

Regras quanto ao parágrafo

Configurar as margens no Word de forma que fique:

  • Recuo – 0 (zero);
  • Espaçamento entre linhas – simples.

Por mais que sejam simples, o conjunto dessas informações fará com que:

  • O trabalho seja de fácil acesso para futuras pesquisas e trabalhos na mesma área de conhecimento;
  • Seja possível contribuir com dados precisos para o desenvolvimento de projetos e estudos que tenham por objetivo acrescentar novas informações científicas quanto a determinado tema;
  • Manter o nome ou nomes de autores atrelados ao estudo realizado, evitando os chamados plágios ou cópias ilegais;
  • Preservar o nome da Instituição onde foi realizado o trabalho.

Como não errar

  • Verificar na instituição de ensino se há modelos de capa de trabalho ABNT disponibilizados aos alunos. Na maioria das instituições, é disponibilizada a “logomarca”, estrutura ou orientações básicas para elaboração dos trabalhos de acordo com todas as normas ABNT;
  • Pegar exemplos de trabalhos realizados. Para não correr o risco de errar ao estruturar a capa de trabalho ABNT ou outras partes de um trabalho acadêmico, é recomendável ver exemplos de trabalhos já prontos, geralmente disponibilizados no Google Acadêmico ou biblioteca da Instituição;
  • Pagar alguém para fazer a adequação das normas. Há diversos profissionais no mercado que realizam o trabalho de adequação das normas ABNT, seguindo à risca todas as recomendações. Obs.: isso vale apenas para a formatação do trabalho, não conteúdo. É terminantemente proibido pedir que outra pessoa faça um trabalho acadêmico que leve o nome do aluno, podendo gerar graves penalizações.

Essas informações sobre como fazer a capa de trabalho ABNT tornam mais fácil segui-las e compreendê-las.

O que é ABNT?

Essa sigla significa Associação Brasileira de Normas Técnicas. Trata-se de uma instituição privada e sem fins lucrativos que tem por objetivo estabelecer regras para padronização técnica documental de produções tecnológicas e científicas no Brasil, possibilitando ampla identificação e compreensão de tais produções.

Essa instituição foi fundada em 28 de Setembro de 1940, sendo reconhecida como a ISO brasileira.

Por se tratar de uma instituição privada, as normas padrão ABNT não são consideradas obrigatórias, ficando sob a incumbência de cada instituição utilizar tais normas como padrão (ou não).

Por que a ABNT é tão importante?

Pelo fato de as Universidades (públicas e privadas) e o ambiente acadêmico como um todo lidarem com a produção de artigos, teses e monografias consideradas científicas e que primam pela disseminação do conhecimento, é imprescindível que tais conteúdos sejam organizados de acordo com um padrão, facilitando a compreensão no âmbito acadêmico e social.

Exatamente por esse motivo, as Universidades e demais instituições acadêmicas tem como regra que a produção de trabalhos siga à rica as normas estabelecidas, sendo a capa de trabalho ABNT uma delas.

As normas da ABNT para produção de conteúdo científico e acadêmico se dividem em 6 categorias:

  • NBR 6022 – estabelece critérios para elaboração de artigos de publicação científica periódica e impressa;
  • NBR 6023 – estabelece critérios e ordem quanto às referências bibliográficas (que trata de informações ou transcrições retiradas de documentos e demais fontes de informação);
  • NBR 6028 – definição de requisitos quanto à apresentação de redações e resumos;
  • NBR 10520 – informações e requisitos quanto às citações em documentos;
  • NBR 14724 – requisitos e informações no que se refere à elaboração de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, teses e dissertações;
  • NBR 15287 – informações, requisitos e documentação quanto a Projetos de Pesquisa.