7 Dicas de Como fazer um TCC ou Monografia em uma Semana

como-fazer-tcc-uma-semana-rapido-1

Muitos universitários encaram a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como um martírio necessário para se formar. Entretanto, o TCC proporciona um momento de reflexão em que se pode aplicar tudo o que aprendeu durante o curso.

Durante a realização do TCC, muitos podem descobrir que gostam da atividade intelectual e seguir carreira acadêmica (fazendo mestrado e doutorado posteriormente) e outros podem descobrir campos de atuação interessantes com que trabalharão no futuro, por exemplo, como se dá o funcionamento de uma lei específica, ou mesmo sobre a organização de ONGs.

Às vezes deixamos tudo para última hora, mas isso não impede que o TCC não possa ser um bom momento de aprendizagem.

Seguem-se algumas dicas de como conseguir produzir seu trabalho em uma semana ou até menos tempo dependendo da sua dedicação.

Primeiro passo para Fazer seu TCC em uma Semana

Antes de escolha de tema (caso ainda não tenha um), deixe ao seu lado, ou aberto em uma aba do navegador, ou no seu leitor de PDF o manual de “Normas e padrões para Trabalhos Acadêmicos” de sua universidade. Caso não saiba como adquirir, entre em contato com os seus colegas ou com a secretaria para ter acesso.

Esse documento orienta como o estudante, por exemplo, deve produzir a capa, onde inserir o nome da universidade, qual a fonte a ser utilizada, como produzir a folha de aprovação de TCC, se será submetido a uma banca de avaliação… as normas de citação e referências normalmente seguem os modelos ABNT.

Caso sua universidade não disponha deste material, você deverá seguir os manuais da ABNT, que aqui estão resumidos de maneira prática para você entender e fidedigna sem ter de procura-los e tentar compreendê-los.

Para que sua semana seja produtiva sem que você deixe de fazer seus outros trabalhos e aqui que gosta, algumas dica são vitais:

1- Definição do tema

Para realizar um TCC em uma semana, não procure um tema que desconheça totalmente. Pelo contrário, busque um tema que tem mais familiaridade, ou com que já trabalha. Assim, você poderá começar seu trabalho mostrando aquilo que já sabe e isso reduzirá o tempo em que terá de se dedicar a pesquisar.

Procure um tema que seja atraente, mas que tenha a ver com o seu curso. Procurar um tema que não é muito trabalhado no seu curso pode prejudicar seu TCC tanto na banca como durante a realização, já que terá de fazer pesquisa e reflexões que não são comuns em sua área.

Por exemplo, caso você faça direito e estagie em um escritório de advocacia, busque um tema de TCC que tenha a ver com os casos que tem acompanhado ou que já acompanhou. Assim, o trabalho poderá ser útil para você imediatamente e você já estará imerso no tema.

Outro exemplo, se você faz administração, busque um tema que tenha a ver com a empresa em que estagia. Ou use sua própria empresa como objeto do trabalho, podendo fazer um TCC sobre as práticas de sustentabilidade do local.

 

2 – Escolha do orientador

Caso ainda não tenha um orientador, escolha um com quem tem afinidade. Não escolha o professor que te reprovou ou com o qual você discutiu muito durante os anos que se passaram. Busque um orientador que tenha a ver com o seu tema e que possa fazer as indicações rapidamente do que você deve fazer.

 

3 – Escolha do parceiro (para TCCs em duplas ou grupo)

Alguns cursos possibilitam a a realização do TCC em dupla ou grupo, para fazê-lo em uma semana, não escolha aqueles que você sabe que não cumprirão o acordo. Chame colegas dispostos e que possam colaborar com o tema escolhido, que tenha interesse ou conhecimento já do assunto.

 

4 – Definir a estrutura 

Defina uma estrutura com seu orientador, caso haja possibilidade. Caso não consiga, pense em qual é seu objeto e como irá apresenta-lo para o leitor. Por exemplo, caso vá trabalhar com a Lei Maria da Penha, apresente em um capítulo qual o histórico da lei, qual sua necessidade na sociedade brasileira. Em um segundo capítulo, aponte como ela tem sido aplicada e qual a sua efetividade. Na conclusão, é possível discutir os avanços da lei e sinalizar seus possíveis defeitos.

Assim que definir qual o caminho seguirá no seu trabalho, não faça desvios, a não ser que seja inevitável ou que tenha percebido algum erro. Seguir o que já está definido encurtará o tempo e dinamizará a sua escrita.

 

5 – Começando a escrita

Não há necessidade de começar escrevendo o trabalho em ordem evolutiva, ou seja, começar para introdução, depois escrever o primeiro capítulo, o segundo… comece por onde se sente mais a vontade. A introdução, bem como as considerações finais, resumo/abrastract podem ser feitos por último.

Se estiver em dupla ou grupo, divida os capítulos ou subitens de acordo com o que cada um pode colaborar mais. Não esqueça de ler a parte que o colega redigiu para que consigam dar um tom igual ao texto.

 

6 – Faça as referências assim que usá-las

Não deixe para por todas as referências depois que terminar o trabalho. Isso aumenta a chance de você errar ou de esquecer de inserir alguma. Assim que fizer uma citação, já faça a referência completa seja de site, livro ou periódico. Caso deixe para depois, é capaz de não se lembrar de onde está e terá de cortar a passagem. Lembre-se que seguir as normas da ABNT e da universidade valem nota e podem levar à reprovação caso não as siga.

 

7 – Por mais que o tempo seja curto, não copie

O prazo está curto, mas não caia na tentação da cópia. Pois um pequeno plágio, de um parágrafo, pode condenar todo o seu trabalho e você ser reprovado. Escreva com as suas palavras, cite, faça as devidas referências e seu TCC terá sucesso.

Atualmente há um grande número de plágio e cada vez mais as universidades estão sendo mais intransigentes em relação a essa prática. Lembre-se também, que tanto o professor como a instituição estão protegidos juridicamente caso um autor entre com processo afirmando que você fez plágio, ou seja, você terá de responder sozinho por não ter feito a devida referência, configurando-se como crime contra os direitos autorais.

Gostou das dicas rápidas de como fazer um tcc em uma semana ou menos?  Agora é hora de começar!

Add a Comment